Beer Sommelier - Karina Hauch

Atualizado: 29 de Ago de 2019



Profissão Beer Sommelier.

Formei, e agora?


Trabalhar com cerveja parece um sonho pra muita gente. E pra quem pensa que é só paraíso e que ninguém vai pra aula com livros, apostilas e muita vontade de aprender, vou te contar a realidade: estudar cerveja não é só beber. Aliás... isso é o que menos fazemos em aula. Vou dar algumas dicas sobre qual caminho seguir pra quem escolher essa profissão e jogar também um choque de realidade: não existe glamour e você vai ralar MUITO se quiser ser bem-sucedido. Parafraseando uma grande e reconhecida sommelier do mercado e amiga: “geralmente a profissão não paga as cervejas que queremos tomar”.


Bares, Restaurantes e Empórios


É de extrema importância que um bar, restaurante ou empório que queria promover o melhor serviço e seleção de produtos tenha um sommelier. Esse profissional será responsável pelo treinamento de garçons, controle de adega, estoque, compras, seleção de carta de cervejas do menu e harmonizações com os pratos da casa. Bastante trabalho!


Cervejarias


Esse profissional pode atuar em diversas áreas de uma fábrica, tudo depende do tamanho e capacidade de produção. Os exemplos mais comuns: atuar em laboratório, no controle de qualidade ou nas áreas administrativas e comerciais, como marketing e comercial (meu caso). O que te ajuda a ampliar as oportunidades, normalmente é sua formação de graduação.


Palestras, aulas e guias etílicos:


Outros nichos que um beer sommelier pode atuar. Promover palestras e ministrar cursos na área de cerveja e serviço, e com vários Polos Cervejeiros se formando pelo país esse nicho vem crescendo. Outra oportunidade é trabalhar como guia turístico. Não é nada mal hein! Apresentar para amantes de cervejas os pontos turísticos da cidade e região, guiando visitas em fábricas e bares. Eu acho incrível quem trabalha dessa forma. Mas um ponto importante que é preciso ser lembrado: paciência para lidar com pessoas que bebem além do limite. Lidar com situações delicadas do ser humano sob efeito do álcool é o maior desafio pra quem escolhe essa área, eu imagino!


Distribuidoras de bebidas


Normalmente ligado à área comercial, assim como nas fábricas, mas também de extrema importância que se tenha um profissional sommelier, para negociações e seleção de estilos que não entrem em conflito de marca e agregam o portfólio e façam sentido em uma cadeia de distribuição.


Juízes de concurso


Precisa ter certificação para ser juiz de concurso. Precisa estudar MUITO e ser fera em estilos e on e off-flavors. Ter amigos influentes e uma graninha para pagar os boletos da vida sem depender disso, também são necessários para o cargo já que a grande maioria dos concursos convidam os juízes como cargo de honra e pagam as despesas de viagem, mas são poucas organizações de concursos que remuneram o Juiz (olha aí o glamour cervejeiro aparecendo).


Beer Influencer


Em minha humilde opinião, beer influencer nem é profissão (que comece a treta). E vou justificar por que:

Quando uma pessoa que estudou sobre o produto, seja um mestre cervejeiro ou seja um sommelier ou um mestre em estilos, ele tem conhecimentos técnicos para avaliar determinada bebida. A credibilidade está na ética e conhecimento e não no número de seguidores e post comprado. Concorda? Quando posto alguma coisa relacionada à cerveja estou fazendo uma propaganda gratuita porque simplesmente eu gostei daquela marca. Se está no meu perfil é porque realmente achei que valeria a pena divulgar e relacionar meu nome aquela cerveja. E quando eu não gosto, simplesmente não gosto e não posto. Fazer propaganda queima-produto a troco de que?


Livros que todo sommelier DEVE ler:


· La Rouse da Cerveja

· A mesa do Mestre Cervejeiro

· Bares e Restaurantes, gestão de pequenos negócios.


Acredito que são livros para investimento e de cabeceira. Bateu a dúvida, consulte-os. Quanto aos guias de estilos BJCP e Brewers Assossiation, acho que vale a pena manter em aplicativo, já que sempre se atualizam.


Outras informações para expandir os conhecimentos de um beer sommelier: zitograstronomia (harmonização cervejas e comida). On e Off flavors (defeitos que podem ser permitidos nas cervejas ou não), mestre em estilos e certificação BA e BJCP. Além das responsáveis horas-copo, investindo em apreciar para estudo as milhares de cervejas do mundo.


Essas são as minhas dicas para quem busca entrar nesse mercado de trabalho. Tenha muita paixão pela cerveja, muita ética e zero frescura. Beba sempre com muita responsabilidade, veja a bebida como cultura e alimento, mas lembre-se, se trata de bebida alcóolica e a responsabilidade caminha junto com a paixão. Um bom profissional sabe educar o amiguinho em vez de embebedá-lo.


Sejam todos bem-vindos, espero que apreciem os conteúdos 😊


Nos vemos semana que vem para falarmos um pouco mais sobre escolas cervejeiras! Cheers!


Karina Hauch.

0 visualização

© Desde 2012 por EMPÓRIO TOSCANA

Razão Social:  Tavares Empório Toscana Ltda ME - CNPJ: 16.723.822/0001-30

Contato: 16 3235-5779 / sac@emporiotoscana.com

Endereço: Av. Anhanguera 1087 - Ribeirão Preto - SP

Políticas de Venda, Prazo e Troca

Delivery: seu pedido é entregue entre 30 e 90 minutos ou no prazo a combinar, qualquer problema entrar em contato direto com telefone 16 3235-5779.

Loja Virtual e Clube Toscana: prazo de entrega a combinar entre vendedor e comprador, e todas as informações estão no link: www.emporiotoscana.com/clubeduvidas