top of page
Buscar

Beba menos, mas beba melhor!


A clássica frase que quem trabalha com cerveja, seja na produção, análise ou área comercial mais escuta:


“Nossa, você trabalha com cerveja, que legal! Deve beber todos os dias.”


Galera, a gente não bebe todos os dias. Pra dizer bem a verdade, um cervejeiro degusta o mosto (que é a cerveja quente em cozimento, não acabada, sem gás, sem maturar e fermentar) enquanto está sendo produzido, com a mesma lógica de um chefe de cozinha quando prova o tempero do seu prato que ainda está em processo de produção.


Um Sommelier degusta pequenas doses em situações de: análise de qualidade do produto, quando julga um concurso, em situações de treinamento ou degustação guiada. Pequenas doses mesmo porque 80% do trabalho é feito pelo olfato. Literalmente um “cheirador” de copo. É no olfato que se identifica muito sobre a cerveja, o paladar é complementar – de suma importância -, mas complementar!


Nos momentos de lazer em que estou sozinha degustando uma cerveja ou quando degusto para estudar, costumo consumir uma ou duas garrafas, no máximo. É o suficiente para me fazer relaxar e apreciar os rótulos que escolho. Dependendo da escolha, uma só já basta! Em situações mais descontraídas, como com amigos, esse volume pode aumentar um pouco e tudo depende da situação e se tem alguma comida para harmonizar.


Os momentos em que me permito beber mais são nos festivais que acontecem poucas vezes por ano. Afinal, sem hipocrisia, é realmente um paraíso estar em uma festa com rótulos excelentes escolhidos a dedo e à vontade. Isso não quer dizer que é certo chegar no festival para esculachar, passar dos limites e ser um bêbado chato. Todo evento cervejeiro disponibiliza água gratuitamente e sempre têm boas comidas, pois sabemos que se hidratar e estar bem alimentado é muito importante.


Quem aprecia beber bem investe dinheiro nos rótulos que escolhe, pois, convenhamos, a cerveja especial no Brasil é cara sim! Além da questão financeira/econômica está ligada ao conhecimento de culturas gastronômicas tanto nos exercícios de harmonizar comida e cerveja quanto no prazer da degustação. Nesse caso, prioriza-se a qualidade e não a quantidade. A cerveja é um alimento, tem ingredientes naturais que saciam a fome. Há anos atrás ela era tratada assim: o pão líquido. Experimente beber um estilo de trigo não filtrado, com certeza vai se sentir saciado por um bom tempo.


Escolha bem seus rótulos e aprecie sem pressa. Beba com moderação e diversão. Brinque com harmonizações; é um prazer imenso agregar uma boa comida com uma boa cerveja. Vamos falar disso no próximo artigo, altas dicas vão rolar.


Aqui no Empório Toscana, temos mais de 150 rótulos para montar sua adega e degustar aos poucos, além de poder apreciar aqui na casa, se quiser.


Existe também a opção do Toscana Beer Box (Clube de Assinaturas), em que todos os meses, você recebe 4 rótulos cuidadosamente escolhidos pelo Sommelier da casa entre outros benefícios que só o assinante têm.


Um brinde!


Até a próxima semana!


Karina Hauch.


174 visualizações0 comentário
bottom of page