top of page
Buscar

Puglia, "Os Vinhos do Salto da Bota"


Mapa da Itália

Conhecida como "O Salto da Bota" da Itália, a região de Puglia (em português Apúlia) localiza-se no Sul da Itália e tem como capital a cidade de Bari.


É uma região de clima mediterrâneo, quente e seco com inverno ameno e pouco chuvoso, tornando-a uma das principais regiões produtos de vinho da Itália, produzindo cerca de 17% de toda produção italiana (lembrando que a Itália é o maior produtor de vinhos do mundo).






Mapa Região da Puglia

Terroir: Solo, Clima, Processos Humanos


O Terroir em outro momento, mas o da região da Puglia é essencial para qualidade dos vinhos que produz.


O solo é rico em rochas calcárias, que absorve calor durante do dia e aquece as videiras durante a noite, ajudando muito na maturação das uvas. Também é rico em minerais como cálcio e magnésio, que ajudam muito no metabolisto das videiras. O clima é quente com pouca chuvas, ideal para o cultivo da uva Primitivo.



Vinhos da Uva Primitivo

Uva Primitivo


O termo "Primitivo" é devido ao tempo de colheita da uva, que amadurece de forma prematura, antes das demais uvas tintas.


Por gostar de climas quentes e , possui grande quantidade de açúcar, resultando em vinhos de maior graduação alcoólica, robustos e ricos em taninos.


Trata-se de uma uva de difícil manejo devido a seu amadurecimento precoce, pois se a colheita ocorrer de forma tardia perde se muito na qualidade final do vinho.


Curiosidades e Considerações Finais:


- Por gostar de climas quentes e ser uma uva com taninos macios e baixa acidez geralmente os vinhos com a Primitivo são vinhos ricos em frutas vermelhas, encorpados e aveludados no paladar, fáceis de agradar


- Além da Itália, a uva é muito plantada também na região da Califórnia, nos EUA, onde recebe o nome de Zinfandel e o uso de carvalho americano é muito comum, então os vinhos trazem as mesmas características porém com notas amadeiradas lembrando caramelo e baunilha.



Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos? Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro de novidades e curiosidades.


Até mais,

João Marcelo


109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page