top of page
Buscar

St. Bernardus - Watou.


Em 1904, o mosteiro Mont des Cast, naquela época localizado na França, precisou de mudar por conta da política anticleral, e acabou optando pela cidade de Watou, na Bélgica. A partir daí, escolheram o nome Refúgio Notre Dame de St. Bernardus e começaram com a produção de queijos.


Em 1934, os monges decidiram voltar para a França, pois, naquela época a situação já estava estabilizada, mas continuaram no ramo de produção de queijos.


Após a 2ª Guerra Mundial, o mosteiro St. Sixtus começou a procurar um lugar para passarem a produzir as suas cervejas, pois, já não queriam mais produzir as mesmas dentro do mosteiro. Foi aí que surgiu a parceria entre a St. Bernardus e a St. Sixtus.


O mestre cervejeiro Mathiu Szafranski trouxe diversas receitas da St. Sixtus e a St. Bernardus passou a produzir as cervejas.


Em 1992, a parceria acabou. Dizem que chegou ao fim por conta das novas regras para se obter o selo de cerveja trapista, onde as cervejas precisavam ser produzidas dentro do mosteiro. Sendo assim, o mosteiro St. Sixtus voltou a fabricar suas próprias cervejas e a St. Bernardus também não deixou de produzir as suas, usando a mesma receita.


Por isso que muita gente diz que a Abt 12 da St. Bernardus é idêntica a Westvleteren 12, pois possuem a mesma receita e o mesmo modo de fazer, mas, existem pessoas que notam algumas diferenças.


Alguns rótulos principais da St. Bernardus são:


St. Bernardus Pater 6: É uma cerveja extremamente fácil e prazerosa de ser degustada, de coloração marrom claro e um delicioso aroma frutado com um final doce.


St. Bernardus Prior 8: Uma nobre e deliciosa cerveja de alta fermentação, com um perfil mais maltado e muito frutada. Apresenta uma espuma fofa devido a segunda fermentação e um sabor com uma perfeita harmonia entre o doce e o ácido.


St. Bernardus Abt 12: Alta fermentação e de coloração marrom escura, é considerada uma obra prima da cervejaria. Tem um suave e genuíno aroma e pode ser degustada sem pressa.


St. Bernardus Wit: Foi desenvolvida em parceria com o mestre cervejeiro Pierre Celis. Possui ingredientes tradicionais de uma Witbier, casca de laranja e semente de coentro. Também passa por uma segunda fermentação na garrafa, isso ajuda a melhorar ainda mais o sabor.


Se você é um amante cervejeiro e estiver passando por lá não pode deixar de visitar a cervejaria, é simplesmente incrível.


Até a próxima,

Maria Eduarda.


45 visualizações0 comentário
bottom of page