top of page
Buscar

Esquentou? Algumas dicas de como se refrescar :)



Os dias de calor estão se aproximando, o verão dando o ar da graça de novo e gente só pensa em uma coisa: cerveja gelada! Mas, precisa ser aquelas “canelas de pedreiro”? Não precisa! Dá vontade de consumir bebidas leves e refrescantes, mas a temperatura “trincando” nem sempre é a melhor pedida. Na real, se deixar estupidamente gelada, vai acabar prejudicando aromas e sabores. Deixo algumas sugestões de estilos para apreciar nos dias quentes. Todas com alto drinkability*.


Vamos começar pela família das Lagers; temos a clássica Pilsen (German, Bohemian ou American), que é uma cerveja para todas as horas, democrática e certamente apropriada ao paladar de todos.


Seguindo essa linha, indico também Munich Helles; uma cerveja muito parecida com Pilsen, com características mais maltadas, corpo médio, leve em teor alcóolico e, também, muito refrescante. Quer mais uma alemã gostosa para o verão? A Kölsh pode ser uma boa pedida. Não gosto de apreciá-la estupidamente gelada, então um tempinho na geladeira na melhor área de refrigeração é o suficiente para não perder as delícias dos aromas maltados e a sutileza dos aromas frutados da levedura.


Para as Ales a lista é enorme, então vou citar as mais leves e comuns: American Pale Ale (pra quem gosta de mais corpo, mais notas maltadas e um teor alcóolico que começa a subir um pouquinho em relação a Pilsen e Helles). Cream Ale, American Wheat, Witbier ou Fruit Beers.


Ainda falando sobre refrescância, mas com um pouco mais de ousadia e acidez, recomendo: Berliner Weiss, Flanders, Fruit Lambic, Gueze (salgadas), Bruts e Saisons (condimentadas). Essa lista talvez não tenha um drinkability tão alto e, dependendo do que seu paladar está acostumado, pode ser até forte, mas não deixam de ser cervejas refrescantes. Apesar de terem corpo entre médio-alto e um teor alcóolico mais robusto, continuam sendo saborosas para apreciar no verão, porém com um pouco mais de moderação.


Entre as minhas amadas inglesas, a que indico para se refrescar em dias quentes são as ESBs (Extra Special Bitter). Um estilo mais potente, mas com perfeito equilíbrio de notas de malte e lúpulo, além de uma carbonatação mais generosa entre as outras inglesas.


E, claro, que não poderia deixar de citar as IPAs, (Americans ou English IPAs). IPA é uma pedida para o ano todo!


Já pensou em fazer um belo drink com base de cerveja? Tente usar uma boa witbier, esprema um suco de limão siciliano ou laranja, algumas folhas de hortelã, uma pequena dose de gin, coloque tudo na coqueteleira, dê uma leve misturadinha e voilá! ESPETACULAR!


Um copo levemente refrigerado também ajuda muito nos dias quentes, evita que espume muito ao servir a cerveja de garrafa/lata ou em chope.


Prontos pra fazer uma listinha de reabastecimento de adega e curtir uma piscina ou praia? Não esqueça o cooler e o protetor solar!


No alto verão beba com moderação e se hidrate sempre com água.


Saúde!

Até a próxima semana :)


Karina Hauch.


18 visualizações0 comentário
bottom of page