top of page
Buscar

BrewDog: “Beer for Punks”

Atualizado: 4 de out. de 2018


A tradicional cervejaria escocesa é sinônimo de inovação e criatividade.



A BrewDog é uma cervejaria escocesa fundada em 2007, em Fraserburgh, na Escócia, por dois amigos: James Watt e Dickie Martin, na época ambos com 24 anos. Entediados com o mercado cervejeiro no Reino Unido e com a baixa qualidade das cervejas que encontravam, decidiram que a única maneira de fazer uma reviravolta neste negócio desinteressante era criar sua própria cerveja.


Assustados com os empréstimos bancários, alugaram um prédio e investiram em equipamentos, produzindo em pequenas quantidades, engarrafando as cervejas com as mãos e abastecendo apenas o mercado local com o valor que levantaram vendendo os seus próprios carros.


Eles batizaram o nome de sua cervejaria de BrewDog em homenagem ao “provador-chefe”, “comandante-geral” e cão de guarda: Bracken, o mascote da cervejaria. Em apenas 6 anos a BrewDog se tornou a maior empresa escocesa independente, produzindo mais de 120 mil garrafas/mês para consumo local e exportação para o mundo todo. Sendo conhecida por sua criatividade e inovação ao desenvolver cervejas e sua própria marca.


Em 2009, com a crescente demanda pela Punk IPA em todo o Reino Unido, os sócios decidiram abrir o capital da empresa, criando o programa "Igualdade para os punks". O slogan “Beer for Punks” (Cerveja para punks) deixa bem claro o estilo e propósito que a marca quer transmitir, eles sempre deixam claro sua obstinação pela pureza dos ingredientes na produção de cervejas, nada de aditivos e conservantes. Suas cervejas são produzidas inspiradas na escola americana. São aromáticas, muito frutadas e florais, sem ser nada enjoativas, mas sempre bem lupuladas.


Em 2010 BrewDog abriu seu primeiro bar em Aberdeen, e, em 2014, inaugurou um bar em São Paulo.


A BrewDog adotou desde o princípio um posicionamento e estilo de comunicação bastante agressivo e despojado. Sempre exaltando as qualidades e ingredientes de uma boa cerveja artesanal, e desmerecendo as cervejas “aguadas e sem graça” produzidas em larga escala pelos gigantes do setor.


Além da Punk IPA (que é um dos maiores clássicos) a cervejaria possui diversos rótulos, como: Dead Pony, Five Am, Elvis Juice, entre outras, sempre se superando na criatividade dos nomes e nas receitas.


A cervejaria revolucionária possui um QG próprio, e, se você estiver, ou for para a cidade, com certeza o local deve ser parada obrigatória em seu roteiro. Mas se estiver com muita sede e ainda não está com a passagem comprada para a Escócia, em São Paulo está o primeiro bar da BrewDog na América Latina, com vários de seus rótulos inusitados e marcantes, ou então na geladeira do Empório Toscana, que também, tem alguns de seus rótulos mais famosos.


Hoje, a cervejaria conta com mais de 1.000 empregados, 70.000 acionistas, 46 bares e uma produção de

343.253 hectolitros de cerveja fabricada.

Até a próxima.

Maria Eduarda


50 visualizações0 comentário
bottom of page