top of page
Buscar

Escola Alemã



Para bater um papo legal sobre cerveja, vamos começar do começo entendendo um pouco sobre as 4 escolas cervejeiras, um pouco de suas histórias, características e estilos. Depois de ter esses conhecimentos básicos, sua vida vai ficar muito fácil na hora de ir fazer compras e reabastecer seu estoque.


A primeira e que vamos conversar bem resumidamente é a escola alemã. Uma das mais tradicionais e antigas.


Quando citamos essa escola, devemos englobar além da Alemanha, os países: República Tcheca, Eslováquia, Holanda, Polônia e Áustria. Toda essa região germânica contribui com rigor e excelência para o mercado local. A produção de cerveja alemã é em grande parte para abastecer o consumo local, é um povo bastante bairrista, o que é bom para fortalecimento do seu mercado. Apenas cerca de 30% do que é produzido que é exportado.


No geral, as características das cervejas alemãs são mais maltadas do que amargas. Não necessariamente sendo essa uma regra.


Alguns – entre os diversos –que podemos citar são: German Pilsner, Berliner Weisse, Helles, Keller, Kolsh, Weizenbock (claras) Bock, Doppelbock, Rauchbier, altbier (escuras).


Todos esses estilos são produzidos pela Lei da Pureza alemã, a Reinheitsgebot em que as únicas matérias-primas aceitáveis são: água, malte e lúpulo. E após o reconhecimento da levedura como quarto e importantíssimo elemento, passa a fazer parte como ingrediente da lei (um assunto mais complexo que exige outro dia de bate papo).


Existe o mito de dizer que quem bebe cerveja estilo alemão não é bebedor de cerveja porque não gosta de amargor. Mas com base em que as pessoas falam isso quando temos estilos como: Berliner Weisse que tem um azedinho especial que até inspirou a Brasileira Catharina Sour e a Rauchbier tem sua característica bem defumada que remete à bacon e esses dois estilos são bastante complexos, tanto que acredito que sejam difíceis para apreciadores de cerveja iniciantes, começarem por esses. Eu indicaria para quem está começando a acostumar o paladar, a Helles ou Keller, que são leves e refrescantes e lembram bastante uma Pilsen.


E aí, qual será sua escolha?


Até semana que vem :)


Karina Hauch.


64 visualizações0 comentário
bottom of page